Nesta receita, o clássico risoto de camarão ganha um toque especial das raspas da laranja e do alho-poró. Sirva para os amigos e prepare-se para os elogios!
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
- 400 g de camarões limpos
- ½ xícara (chá) de alho-poró fatiado
- 2 colheres (sopa) de gengibre picado fino
- ½ xícara (chá) de cebola picada fino
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- ½ xícara (chá) de caldo de laranja
- 1,5 litro de caldo de peixe
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- raspas de 1 laranja
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Numa frigideira, de preferência antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue por 2 minutos. Acrescente os camarões e refogue, mexendo com cuidado, por 4 minutos ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para um prato.
- Leve o Caldo de peixe ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.
- Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e o alho-poró e refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.
- Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.
- Adicione o caldo de peixe ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.
- Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
- Quando o risoto estiver no ponto, adicione o camarão refogado e as raspas de laranja. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o restante da manteiga e misture delicadamente. Sirva a seguir.